19 de dezembro de 2009

Tema do ENED 2010

“O DIREITO ENTRE A RAZÃO E A SENSIBILIDADE”

O tema já traduz bastante o que vai ser discutido no espaço. Vamos pensar no modelo dos cursos de Direito que está colocado de forma majoritária nas Faculdades e Universidades do país, e em como isso implica na ausência de discussões sobre a atuação do jurista perante as situações práticas e as diversas realidades que lidamos no dia-a-dia.
Viemos também com uma proposta inovadora, de mIsTuRaR aRtE e DiReItO em vários sentidos dentro da programação do ENED. Isso também está refletido nos temas dos painéis, que ganharam um caráter descontraído, além de temas de oficinas bastante criativos e quem sabe até uma noite de Cabaré Macunaíma, criação do Professor de Direito Luís Alberto Warat, com a presença do qual estamos na expectativa!

Eis que os Temas das palestras serão os seguintes:

1. Através do espelho: me reconhecendo na dignidade do outro
Onde serão discutidos questões jurídico-sociais sobre Crianças e Adolescentes, relações homoafetivas e etnias.

2. Abrindo a Caixa de Pandora: a realidade seletiva do Sistema Criminal
Aqui trataremos de política criminal e criminologia crítica, a realidade prisional e o seu impacto no cidadão encarcerado e discussão sobre propostas alternativas e sistemas diferenciados que estão dando certo em alguns lugares do Brasil.

3. Saindo da caverna: pela sensibilização e reforma da Educação Jurídica
Pensaremos sobre o impacto dos modelos de avaliação nacional (a exemplo do ENADE, exame da ordem, provas de concursos e outros) na formulação dos cursos de Direito, além de tratar sobre modelos alternativos de resolução de conflitos (como mediação, arbitragem e negociação) e a abordagem disso ainda na graduação e a importância da interdisciplinaridade no desenvolvimento das habilidades do jurista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário