Princípios

Finanças

    "Quem paga a banda escolhe a música". Certamente você já deve ter ouvido falar! Essa célebre frase demonstra bem o porque a independência financeira é um dos nossos principais pilares.

    Para seguirmos livres na nossa atuação política e de nossas atividades, temos que nos auto-sustentar. Essa é uma tarefa muito difícil numa sociedade em que predominam os grandes acordos entre empresas e governo; entre governos e entidades.
    Mas nós não largamos de mão desse princípio. Seguimos com nossas campanhas financeiras como carro chefe do nosso sustento. E dessa forma, estamos livres de fato para criticar qualquer projeto e seguir na elaboração junto com os estudantes!
    Participe você em uma de nossas campanhas financeiras e ajude o Coletivo a crescer!

Democracia


    Em nossa concepção de Coletivo e movimento estudantil defendemos a máxima democracia do conjunto dos estudantes. Democracia para nós é a possibilidade de cada estudante ser ouvido, fazer valer sua posição, garantir a discussão de diferentes idéias e principalmente colocar todas as idéias discutidas em votação.
    No entanto, não podemos parar por aí. A decisão do conjunto dos estudantes, de reuniões e de Assembleias é soberana e deve ser garantida por todos os demais de forma a conquistarmos juntos a decisão votada. Sem tais garantias, o movimento fica endurecido, preso às suas idéias e esse comportamento pode levar o conjunto dos estudantes a derrotas pontuais e históricas.

Ação Direta


    A História nos ensinou que as conquistas só vem com um trabalho muito árduo e muita mobilização. A Reforma Elétrica da FND só foi possível depois de 300 estudantes irem às ruas! O bandejão da Letras e o bandejão Central da Ilha do Fundão, só saiu depois de ocuparmos a reitoria da UFRJ.
    E hoje, depois de 500 estudantes estarem presentes no Conselho Universitário, conquistamos o pagamento de bolsas em dia fixo, a construção dos bandejões das unidades isoladas, o projeto de creche universitária e muito mais!

Junto à Classe Trabalhadora


    A transformação social só pode ser alcançada quando os movimentos populares, os movimentos de luta contra as opressões, os estudantes e demais setores estiverem junto com a classe trabalhadora desse país e do mundo.
    Resgatamos o histórico Maio de 68 francês, momento em que a juventude foi às ruas e as encheu de espírito de luta, unidos com os trabalhadores.
    É sobre esse pilar que o Coletivo Justa-Causa esteve nas mobilizações com os bombeiros do rio de janeiro, com os professores na campanha pela educação, apoiando a greve dos trabalhadores da construção civil e diversas campanhas salariais pelo Brasil.
   Venha fortalecer a luta dos trabalhadores e da juventude! Junte-se a nós!





Nenhum comentário:

Postar um comentário